terça-feira, 22 de junho de 2010

VISITA DE ESTUDO À HERDADE DAS PARCHANAS

No dia 4 de Maio de 2010, os alunos do 7º ano da Escola Básica 2,3 Prof. Dr. Anibal Cavaco Silva - Boliqueime e da Escola Básica 2,3 Dr. António João Eusébio - Moncarapacho, foram passar um dia de diferente à Herdade das Parchans, acompanhados pelas professoras Ivone Rosa, Raquel Alvim e Ângela Farinha. Saímos da Escola de Boliqueime pelas 7h da manhã.No início alguma "vergonha" para os alunos das duas escolas se relacionarem, mas pouco a pouco durante a viagem começámos a conviver uns com os outros. Aproveitámos também durante a viagem para ouvir música, realizar jogos, entre outras coisas.
A meio da viagem fizemos uma pequena paragem para ir à casa de banho e tomar o pequeno almoço.
Após 3 h de viagem lá chegámos à Herdade das Parchanas. Assim que saímos do autocarro fomos até à cantina onde fomos divididos em 3 grupos. Foi-nos explicado o que iriamos fazer durante o dia e as regras do campo. Depois fomos mudar de roupa para realizarmos as actividades da mãnhã, que se relacionavam com água. Fizemos paralelas, slide para a água,perpendiculares e canoagem. Apesar de estar um dia bonito, estava muito frio, mas nem assim deixámos de realizar todas as actividades. Terminada a parte da manhã fomos almoçar, bem que já estavamos a precisar de recuperar as energias. Após o reforço, demos continuidade às actividades e durante a tarde fizemos slide, tiro ao alvo, tiro ao arco, escalada e equitação. Terminadas todas as actividades fomos lanchar e iniciámos a viagem de regresso. Foi um dia muito bem passado. Para o ano queremos mais!!! :)

As alunas do 7ºC
Andreia Filipe
Ana Cristina Vieira
Bárbara Vieira

sexta-feira, 14 de maio de 2010


Dia Internacional da Família
15 de Maio


A Assembleia Geral da ONU proclamou, pela Resolução n.º 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objectivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades. O primeiro Dia Internacional da Família foi em 1994.

Existem valores que são para sempre. A família é um deles. Nem sempre lhe damos a importância devida. Por ser um valor óbvio, por vezes é esquecida e vivida segundo a moda do momento.

Procuremos valorizar a nossa família, dedicando-lhe todo o tempo e atenção que ela merece.

Um bom Dia da Família

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Pregos

Era uma vez um jovem que tinha um mau carácter. O seu pai deu-lhe uma bolsa de pregos e disse-lhe que, todas as vezes que perdesse a paciência, deveria pregar um prego na porta. Depressa a porta se encheu de pregos.
Porém, à medida que ia controlando o seu mau génio, pregava cada vez menos pregos na porta. Foi descobrindo que podia controlar as suas más atitudes.
Chegou um dia em que conseguiu controlar o seu carácter e já não precisou de pregar pregos. Depois de informar o seu pai, este sugeriu-lhe.
- Cada vez que controles o teu mau carácter, retira u prego da porta.
Os dias passaram e o jovem anunciou ao pai que já não havia mais pregos para retirar. Foi então que o pai lhe disse:
- Esforçaste-te muito e conseguiste tirar todos os pregos. Repara, porém, que a porta já não é a mesma. Todas as vezes que perdes a paciência, deixas cicatrizes. Podes insultar uma pessoa e retirar o que disseste, mas a ferida fica para sempre.

O que fazemos de mal, mesmo que nos arrependamos, deixa as suas marcas. Procura não deixar marcas destas nos outros!






Que dirias de mim?
O coração é grande, tão grande que muitas vezes espreitamo-lo com excessivo respeito, como se fosse um espaço sagrado. E é de facto. É lá que acontece grande parte da nossa vida, talvez aquela que não é vista pelo próprio. Como quem entra num átrio onde acontece uma cerimónia solene e não se sabe onde nos sentarmos, a quem nos dirigimos ou o que dizermos. Complicamos e perguntamo-nos. Porque sou tão grande? Não podia ser mais pequeno, mais acessível, mais legível, mais controlável? Porque sinto o que não quero?
O coração pede, de nós, respeito para que o deixemos ser como é, à sua maneira, sem juízos ou pretensões. Que o observemos e agradecemos por aquilo que vivemos. Só ele dirá a verdade do que somos. Da grandeza que somos.
Talvez um dia, já depois de ter entrado neste átrio cheio e vivo, confuso ou ordenado, festivo ou discreto, exuberante ou silencioso, possa perguntar a Deus: que dirias de mim?

in Toques de Deus

sábado, 20 de março de 2010

Fotos: Visita Pastoral

Visita de EMRC - 9º Ano

sábado, 13 de março de 2010

A TV ESCOLA ONLINE À CONVERSA COM O BISPO DIOCESANO DO ALGARVE, D. MANUEL QUINTAS

A TV ESCOLA ONLINE À CONVERSA COM O BISPO DIOCESANO DO ALGARVE, D. MANUEL QUINTAS from EBIBoliqueime on Vimeo.